Podemos dizer que os pais são as primeiras pessoas com quem vamos nos identificar. Visto que este é o primeiro contato que temos antes de explorarmos mundo a fora. Depois disso aumentamos o nosso espaço de convivência e passamos a nos relacionar como sociedade, ampliando também a identificação com outras pessoas. É essa identificação que ajudará a compor a nossa identidade.

📖No vocabulário de psicanálise, Laplanche e Pontalis, vemos que a identificação é um processo psicológico pelo qual um indivíduo assimila um aspecto, uma propriedade, um atributo do outro e se transforma, total ou parcialmente, segundo o modelo dessa pessoa. A personalidade constitui-se e diferencia-se partir de uma série de identificações.

👥É a partir da interação com o outro que construo quem eu sou e adquiro novas maneiras de pensar e agir, sendo uma constante evolução. Eu só conseguirei construir a minha identidade individual a partir do meu contato social.

Dessa forma pensamos sobre a importância das gerações se comunicarem, funcionando como base para uma nova geração se constituir, partindo da identidade do outro na relação de quem eu sou, a partir de quem é o outro e de como quero ser diante deste e dos demais daqui em diante.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *