Sou psiquiatra, é possível ser também psicanalista❓
As duas áreas podem se conversar❓

É visível de alguns anos pra cá a dificuldade de diálogo entre as áreas da biologia e as áreas da psicologia no tratamento de distúrbios mentais, por isso nos perguntamos se pode existir um diálogo entre eles, já que cada um possui o seu próprio método de tratamento.

➡️ Como já falamos por aqui a psicanálise propõe a compreender os sintomas por meio da associação livre, onde o paciente fala ao analista o que lhe vem à mente e este tenta dar sentido ao relato, assim o sofrimento ganha compreensão e pode ser elaborado. Porém, podemos perceber em algumas patologias que o paciente necessita de uma intervenção medicamentosa como, por exemplo, em um caso de Transtorno Bipolar em que o paciente terá momentos de oscilações entre a excitação e a depressão. A medicação trará alívio para o seu sofrimento e com isso proporcionará uma melhor condição para o momento da análise.

➡️ Já a psiquiatria sabemos que utiliza da farmacologia no tratamento dos pacientes supondo que o sofrimento seja apenas biológico, porém já é conhecido que o sofrimento do ser humano não se dá apenas de fatores biológicos e sim de outros inúmeros fatores externos contribuindo para o surgimento de sintomas.
Dessa forma podemos ver que a comunicação entre as duas áreas só tem a favorecer o paciente, sendo que a visão do profissional será em sua totalidade.

➡️ O psiquiatra formado em psicanálise poderá trazer outra versão do caso antes de fechar o diagnóstico baseado puramente no biológico e poderá inclusive ajudar o paciente na sua aceitação para o uso de determinada medicação caso necessário, trabalhando as fantasias inconscientes que muitas vezes impedem a adesão ao tratamento. A formação com certeza lhe dará novas perspectivas e agregará muito a experiência já alcançada (carinha sorrindo).

Se você ficou com mais alguma dúvida sobre a formação ou área de atuação do psicanalista entre em contato conosco📲

▪️E se você tem alguma sugestão de profissão para a nossa série pode deixar aqui nos comentários.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *