Na perspectiva psicanalítica a rotina de uma pessoa pode revelar muito sobre seu inconsciente, seus desejos reprimidos, suas ansiedades e seus mecanismos de defesa. Freud sugeriu que muitos dos nossos comportamentos diários são influenciados pelo nosso inconscientes.
A repetição de certas atividades pode indicar a presença de desejos inconscientes que estão sendo expressos de forma simbólica. Por exemplo, uma pessoa que segue uma rotina rigorosa e metódica pode estar tentando controlar ansiedades internas e conflitos não resolvidos.
Ou até mesmo a rotina pode funcionar como um mecanismo de defesa como a racionalização e a repressão, que podem ser observados em hábitos diários. Ex. Alguém que adota uma rotina rígida de exercícios pode estar sublimando impulsos agressivos ou sexuais, transformando-os em uma atividade socialmente aceita.
Há pessoas ainda que possuem hábitos autossabotadores, que pode apontar para um conflito entre o desejo de sucesso e um sentimento inconsciente de não merecimento ou medo do fracasso.
Sendo qualquer um desses olhares, nós psicanalistas, podemos ajudar os indivíduos a descobrir desejos ocultos, resolver conflitos internos e promover uma maior autocompreensão e crescimento pessoal.
Antes precisamos estar dispostos a nos conhecermos e buscar conhecimento teórico, aqui na Psique você encontra aulas online ao vivo e presencial, fale com o nosso time e fique por dentro!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!