A fantasia de sempre nos amar
Não existe amor que resista o tempo todo por alguém. E porque seria assim por nós mesmos?
A neurose nos faz pensar dessa forma, achando que podemos viver sem mal-estar algum, mas seria mesmo possível viver nessa completude?

Nos dias atuais o que mais vemos são mensagens de aceitação, amor próprio, positividade (e entendam não há mal algum nisso), e isso nos traz a ideia de que devemos ser sempre assim, que precisamos nos sentir sempre assim se não, não estaremos sendo saudáveis, não estaremos nos amando. Porém, não é este o conceito de saúde que a psicanálise nos traz.

O não estar bem consigo mesmo também faz parte da nossa humanidade. Em alguns momentos se faz necessário ficar recluso em pensamentos e reflexões individuais. Pensar que existe alguém que está completamente satisfeito o tempo todo consigo mesmo e que não tem mal-estar algum ou angústia alguma é uma fantasia.

Não se trata então, nem de adotarmos todos os rituais para estarmos bem e satisfeitos o tempo todo disfarçados de ´´autoamor“ e também não se trata de não se cuidar e aceitar tudo como é e como está, se trata se podermos encontrar o equilíbrio, o nosso próprio caminho, aquilo que nos traz ´´paz“ e leveza!!

Afinal, não existe ninguém que amamos o tempo todo, então por que precisamos nos cobrar para ter esse amor próprio o tempo todo não é mesmo?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *