A psicanálise acredita que a interação nos primeiros meses de vida com o bebê pode colaborar no desenvolvimento de um autismo. Quando a criança busca na mãe (ou na pessoa que representa este papel) uma interação ou resposta emocional e essa não corresponde, a criança começa a não ser mais estimulada nessa comunicação com o meio externo e acaba se voltando apenas para o seu eu, não conseguindo se relacionar mais com o outro. Ela criará uma defesa para não se machucar mais. Podemos dizer que, ela criou uma ´´resposta“ aquele comportamento que ela recebeu.

▪️Dessa forma a psicanálise entende que o sujeito pode realizar um trabalho que não visa eliminar o sintoma, mas que permita que encontre a construção de uma autoria, que atribua significações singulares que apaguem as repetições próprias do quadro.

✅ A ludoterapia com a criança e o acompanhamento com os pais não visa um ´´adestramento“ em prol da adaptação e sim uma construção incialmente para um caminho de inclusão incialmente na família e posteriormente no mundo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *