Como já diziam os pacientes de Freud “quanto tempo durará o tratamento. De quanto tempo o senhor precisará para aliviar-me de meu problema?” (Freud,1913)

Quando os pacientes nos procuram uma das primeiras perguntas sempre é “quanto tempo dura a sessão? É toda semana?” E essa é uma dúvida em que quem estuda psicanálise também fica ansioso para descobrir. Afinal, quem está na teoria não vê a hora de ir para a prática não é mesmo?

Precisamos dizer que o tempo da análise é um tema que vem há vários anos sendo discutido dentro da psicanálise. Principalmente quando a teoria lacaniana chega nesse debate.
Importante falarmos que dentro da linha psicanalítica não se tem como afirmar a data do término do tratamento, se será 1, 2 ou 3 meses ou até anos de tratamento. Isso porque a partir do início da análise o paciente se dá conta de suas próprias questões e de suas variadas amplitudes dentro do seu caminhar que é único. Cada pessoa fará a sua caminhada e levará o seu tempo. E o analista tratará cada paciente como único e respeitará este tempo.

Já nos referindo ao tempo de análise, através da teoria e também da experiência clínica, pode-se constatar que hoje o tempo da sessão está entre os analistas que seguem o que Freud estipulou, fazendo sessões de 1h e as vezes até de 50min e os analistas lacanianos que concluem a sessão a partir de que essa é compreendida pelo paciente ou quando o analista percebe que ali se deu o momento da sessão, deixando que o conteúdo seja refletido pelo paciente até o próximo encontro.

Qual das duas estão corretas?
As duas estão. Estamos apenas falando de teorias e práticas psicanalíticas diferentes.

Essas e outras dúvidas você pode conhecer em nossas aulas de psicanálise. As inscrições estão abertas e você pode nos procurar para maiores informações.

📲 Fale conosco link na Bio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *