Nosso inconsciente guia nossas escolhas mais do que imaginamos. Freud revelou que grande parte do nosso comportamento é influenciado por desejos, medos e memórias que estão fora da nossa consciência. Esses elementos ocultos moldam quem somos e como reagimos ao mundo ao nosso redor.

Você já deve visto a imagem de um iceberg mostrando a sua ponta e representando a nossa mente consciente, enquanto a enorme massa submersa dizia representar o nosso inconsciente certo? Pois é isso mesmo que Freud quis dizer sobre o nosso aparelho psíquico, mesmo que não possamos ver a parte submersa (o inconsciente), ela exerce uma grande influência sobre a nossa vida.
Muitas vezes, tomamos decisões sem entender completamente o porquê. Por exemplo, podemos escolher um parceiro que se assemelha a um dos nossos pais, repetindo padrões de relacionamento que aprendemos na infância. Essas escolhas são guiadas por desejos e conflitos internos que não estamos cientes.
Os mecanismos de defesa vão nos ajudar a lidar com conflitos internos e proteger nossa mente de sentimentos dolorosos. A repressão, por exemplo, empurra pensamentos e emoções desconfortáveis para fora da nossa consciência. Já a projeção nos faz atribuir nossos próprios sentimentos inaceitáveis a outras pessoas. E isso faz com que não fique ´´tão“ pesado carregar tantos conflitos dentro de nós.

A psicanálise nos oferece ferramentas para explorar esses aspectos ocultos. A análise é uma delas, podemos trazer à tona desejos reprimidos e entender melhor os conflitos que moldam nosso comportamento. Esse processo de autoconhecimento é essencial para o crescimento pessoal e para a construção de uma vida mais equilibrada e satisfatória.
Prestar atenção aos nossos sonhos é outra maneira de acessar o inconsciente. Freud acreditava que os sonhos são a janela para nossos desejos reprimidos. Ao interpretar nossos sonhos, podemos obter insights valiosos sobre nossos verdadeiros sentimentos e conflitos internos.

Enfim, ao entender e explorar essa parte oculta da mente, podemos nos libertar de padrões prejudiciais e viver de maneira mais autêntica e consciente. A autoconsciência é o primeiro passo para a mudança, e a psicanálise nos guia nesse caminho de descoberta interior, nos fazendo pensar o porque estamos naquele lugar e não simplesmente nos moldando para sair daquele lugar.
Se você deseja saber mais sobre alguns comportamentos que o incomodam e não sabe o porque comete, faça análise, temos profissionais capacitados que podem atender você.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *