Como podemos identificar a dependência emocional?

Apesar de a maioria dos casos vistos serem do sexo feminino, os homens também podem apresentar a dependência emocional.
Ela se caracteriza por colocar o outro como o centro da sua vida. Com a necessidade de aprovação, amor e atenção extrema. Podemos encontrar a dependência emocional em qualquer relação: relação afetiva, familiar, de trabalho ou entre amigos.

Todos nós temos uma ou algumas pessoas que nos acolhem e nos apoiam quando estamos vulneráveis. Vemos isso nas relações do dia a dia. Porém, quando a pessoa é dependente emocionalmente ela vivencia isso de forma intensa, prejudicando a sua saúde mental e a sua forma de lidar com o meio ambiente. Ela necessita do outro para conseguir ´´viver“.

Esses indivíduos tem a tendência de se sentirem desvalorizados frente as outras pessoas em seu meio. Elas são tão dependentes, emocionalmente falando, que qualquer mudança na forma de serem tratadas pode gerar um desequilíbrio.
Essa dependência pode estar ligada ao apego aprendido na infância. Podemos dizer que um apego seguro não dá origens a indivíduos dependentes emocionalmente, mas um apego ambivalente e preocupante, sim. E este modelo se estenderá para todas as suas relações.

Importante sabermos que na dependência emocional vemos comportamentos exagerados, em que comprometem a rotina do indivíduo, fazendo com que o mesmo fique desestabilizado quando não tem esse apoio emocional que espera de determinada pessoa. É diferente das relações saudáveis em que as duas pessoas da relação cuidam uma da outra com respeito, sem perder a sua singularidade.

Portanto se você se identificou com esse post ou conhece alguém que se comporta dessa forma, indicamos que procure ajuda de um profissional.
E se você tem interesse em conhecer mais sobre estes e outros assuntos comenta aqui embaixo que entraremos em contato com você.

Obs. As informações citadas aqui não são critérios para um diagnóstico. Procure ajuda especializada.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *