Quando pensamos na profissão de enfermagem, logo nos vem à mente um profissional que cuida fisicamente do paciente. Porém, se ampliarmos o olhar, veremos que este profissional faz além disso.

O trabalho de um enfermeiro exige o conhecimento técnico, mas exige também um grande equilíbrio emocional para lidar com as questões que surgem em sua volta durante o atendimento.
E é aqui que incluímos a psicanálise. Ao estudar a teoria, o enfermeiro pode ampliar o seu campo de atuação em que antes se via restrito em apenas ´´tocar“ o paciente para a realização de procedimentos. Com este novo olhar, o profissional começa a utilizar recursos que ajuda a proporcionar conforto e bem estar, não apenas aos pacientes, como também aos familiares, durante a hospitalização.

Podemos ver bem isso quando o enfermeiro consegue cuidar com empatia dos pacientes presentes no quarto ou na sala de medicação, ou ainda quando este profissional precisa acompanhar um paciente deprimido e os recursos precisam ir além da sua técnica.

Como no campo de atuação, o profissional de enfermagem se depara com pacientes e familiares que se encontram fragilizados e muitas vezes desamparados, o preparo para proporcionar um ambiente acolhedor se faz importante.

Assim o atendimento se transforma mais humanizado e o vínculo de confiança criado nele ajuda, com certeza à uma recuperação mais satisfatória.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *